• Osmar Rodrigues

Como está o diálogo no seu relacionamento?

Todo argumentador habilidoso é um bom negociador!


Diálogo é uma conversa entres duas ou mais pessoas onde deverá ocorrer sempre uma troca de ideias para se chegar a um bom entendimento. Dialogar é uma atitude de sobrevivência e demonstra sabedoria dos nossos atos. Onde dialogam pessoas sábias, opiniões diferentes não geram conflitos e sim novas ideias.


Sem generalizar, o Brasil tem feito escolhas que indicam direções contrárias as boas práticas do diálogo e isso me preocupa bastante. Qualquer assunto tratado de forma radical afeta a capacidade do ser humano de dialogar. Essa habilidade é fundamental desde a hora que acordamos até a hora de irmos dormir. Além disso, trata-se de algo essencial quando o tema é negociação.



No ambiente empresarial, as habilidades comportamentais estão se valorizando com muita velocidade, até mais que as habilidades técnicas. Portanto, se você tem o hábito de abraçar cegamente uma ideia sem ponderar os riscos, tente flexibilizar um pouco mais a sua mente. Esse é um excelente recurso para ter um bom diálogo e, consequentemente, desenvolver técnicas eficientes de negociação.


Nossa mente funciona como um parapente: depois de aberto, ele está preparado para aproveitar as belas oportunidades que as térmicas lhe oferece.

A negociação está em tudo! Não é ciência exata, arte ou sorte. Negociação é comportamental. Negociação é planejamento, estratégia e métodos. Negociação é prática, argumentação e a certeza de conquistar bons resultados. Tal desafio exige um domínio completo do diálogo.