top of page

Cortar o Orçamento de Marketing não é o melhor caminho

Atualizado: 10 de abr.

O mundo do marketing continua passando por severas transformações em resposta ao frenético avanço da tecnologia do meio digital. Fico na torcida para que esses avanços possam trazer excelentes resultados para o empreendedor tanto como para o consumidor. Juntas, inteligência humana e artificial pode enriquecer a experiência do usuário, contribuindo ativamente para eliminar ameaças de mercado e gerar novas oportunidades.


Planejamento de Marketing

Segundo Philip Kotler, maior autoridade mundial e considerado "pai do marketing moderno", o marketing passou a caminhar lado a lado com a inovação.

Contudo, o marketing também caminha lado a lado com a necessidade de investimentos cada vez mais altos para uma empresa atingir suas metas. Tudo dentro de um cenário econômico instável e precisando de soluçoes urgentes.

As consequências geradas por essa instabilidade econômica são claras. A partir de dezembro de 2022, já são diversos episódios de demissão em massa anunciados por gigantes da área de tecnologia. O grupo de "big techs" formado por Apple, Microsoft, Amazon, Meta (dona de Facebook, Instagram e WhatsApp) e Alphabet (Google) já demitiu 40 mil pessoas no primeiro mês de 2023.


Identificar o que levou a empresa sair dos trilhos é fundamental!


Se com planejamento a vida das empresas está difícil, sem ele a situação se complica. Não ter um plano claro e não ser fiel ao plano traçado são os principais motivos para ausência de crescimento no faturamento e previsibilidade de receita. E se as dívidas continuam sendo um fator limitador para o seu negócio ter ou manter um orçamento de marketing, não tenha dúvida que é melhor buscar uma renegociação que permita esse investimento.

Analise seus ativos, crie um plano de ação e monitore seus indicadores. O corte de gastos é um caminho inevitável, entretanto, cortar o orçamento de marketing não é o melhor caminho, principalmente para as empresas que desejam manter ou ampliar a visibilidade da sua marca.


  1. Faça um dignóstico dos resultados anteriores

  2. Conheça o perfil do seu público-alvo a fundo

  3. Consulte a média de investimentos em marketing da sua concorrência

  4. Tenha um equilíbrio entre orçamento e faturamento (inclusive nas projeções)

  5. Defina objetivos claros e reais

  6. Elabore estratégias para atingir seus objetivos (Ex. aposte nas ferramentas do digital branding)

  7. Monitore métricas, histórico de investimentos e resultados do marketing


Para cada empresa, há um valor ideal para distribuir entre ações de relacionamento, publicidade, marketing digital, branding e o que mais funcionar para o seu negócio. O orçamento de marketing é o documento que alinha suas estratégias de divulgação e promoção à realidade do seu financeiro.


Quer saber como podemos ajudar a aumentar a eficiencia das estratégias e melhorar os resultados dos seus esforços de marketing? Conheça a nossa proposta!


...

Osmar Rodrigues é Especialista em Planejamento, Estrategista de Marketing e Produtividade, Fundador e Diretor Executivo na Customize MKT.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page